Início de inverno quente surpreende argentinos

Agência Consciência.Net; clique aqui


Temperaturas no país estão até 10ºC acima da média. Por João Reis (*), de Buenos Aires, para a Agência Consciência.Net.


O verão fora de época vem atraindo os argentinos para praças e parques, como este (ao lado) em Buenos Aires

BUENOS AIRES. Em 2007, os argentinos passaram por um inverno rigoroso, com uma temperatura média 2ºC abaixo da média. Uma prova disso foi a neve que caiu em Buenos Aires, depois de 89 anos, em pleno feriado da independência nacional. O acontecimento fez a alegria dos portenhos e habitantes de províncias vizinhas, que foram à cidade aproveitar o fenômeno. Mas o frio também causou estragos: estima-se que, no ano passado, mais de 100 pessoas tenham morrido em todo ao país devido às baixas temperaturas.

Já em 2008, os argentinos vêm se surpreendendo com o clima quente no país, cuja região central vem apresentando temperaturas até 10ºC acima do normal.

É exemplar o caso de Buenos Aires. As temperaturas mais frias na capital federal costumam ser registradas em julho, quando ficam entre 6ºC e 8ºC . No entanto, devido à entrada de ventos vindos do norte, já faz uma semana que as temperaturas na cidade atingem uma média maior do que a habitual. No último sábado (13/7), por exemplo, os termômetros na cidade registraram 24ºC,o que encheu parques e praças. As previsões indicam que as temperaturas deverão se manter elevadas até quarta-feira.

Geleira se rompe em pleno inverno

O inverno mais quente é o provável responsável por um fenômeno que não ocorria desde 1917: o desabamento nas geleiras do Perito Moreno durante o inverno. O maior glaciar do mundo, que se localiza na cidade de El Calafate, na Patagônia, sofreu rupturas na semana passada, as primeiras registradas desde marco de 2006, surpreendendo a população local.

Especialistas não atribuem, no entanto, o desabamento ao aquecimento global. Segundo cientistas argentinos, o ocorrido se deve ao alinhamento da geleira do Perito Moreno em relação à terra firme*.

* Geleira na Patagônia desaba no inverno . O Globo On Line, 08/07/2008

(*) João Reis é colaborador da Revista Consciência.Net, estudante de jornalismo da UFRJ e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) da Escola de Comunicação da UFRJ.

_______________________________________
www.consciencia.net

Nenhum comentário: