III Semana da Diversidade Sexual da Escola de Comunicação da UFRJ

"Diversidade sexual e os novos paradigmas sociais" é tema que atravessará os debates entre estudiosos, acadêmicos, lideranças e formadores de opinião na III Semana da Diversidade Sexual, realizada pelo Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ. O evento será realizado nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2008, sempre das 14 h às 17 h, no Fórum de Ciência e Cultura do Campus da Praia Vermelha. Inscrições pelo site (www.eco.ufrj.br/diversidade), veja como se inscrever também abaixo.
Agência Consciência.Net; clique aqui


Mesmo numa sociedade em que a mídia parece ter ampla liberdade para falar de absolutamente tudo, o tema diversidade sexual continua sendo tratado como tabu. O conservadorismo, o pudor e principalmente a estigmatização que atravessam os discursos mais comuns sobre o assunto são exatamente aquilo que a Semana da Diversidade Sexual, agora em sua terceira versão, vem tentando transpor, com debates e discussões abertos sobre o tema. A desconstrução de estereótipos e imagens pré-estabelecidas pelo senso comum, além do olhar sobre a identidade que o discurso da diversidade sexual pode assumir daqui para frente, serão preocupações dos participantes do evento.

A tendência hoje é que a sociedade ocidental abandone as formas caricatas com que são representados os sexualmente diversos – gays, transexuais, praticantes de swing, prostitutas etc. – no imaginário popular. Portanto, o contraponto entre o discurso hegemônico propagador de estereótipos e a fala das pessoas representadas por eles é necessário. Mostrar diversos pontos de vista sobre o tema é uma das preocupações dos organizadores, que convidaram nomes como Cláudio Nascimento, coordenador-geral da Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro; Pedro Paulo Bicalho, vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia da 5ª região; e Cristina Câmara, que atualmente desenvolve consultorias, por exemplo, para o Programa Nacional de DST/ AIDS do Ministério da Saúde. Dessa forma, o evento espera promover debates ricos em opiniões e pontos de vista.

A multiplicidade de opções e comportamentos sexuais e a pluralidade de vozes se mostram essenciais para que o discurso conservador naturalizado pela própria mídia não resulte como dominante, podendo ser contestado à medida que o conhecimento relativo a essa problemática seja compartilhado pela população. Contaremos com palestras e mesas redondas nas quais serão abordados assuntos de interesse da área de comunicação e de qualquer outra que se proponha a discutir as novas tendências sociais, sempre permeados pelo grande tema "diversidade sexual e novos paradigmas sociais".

A III Semana da Diversidade Sexual da ECO/UFRJ foi levada à frente pelas mãos de Diego Cotta, Gustavo Barreto e Renata Saavedra, que coordenam a equipe de organização: Manuela Andreoni, Guilherme Romeo Tomaz e Tainá Revelles Vital.

A III Semana da Diversidade Sexual da ECO/UFRJ é uma realização do PET/ECO e conta com o patrocínio do Banco do Brasil e da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) e com o apoio da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ), do Fórum de Ciência e cultura, do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT e do site Em Dia com A Cidadania.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a III Semana da Diversidade Sexual da UFRJ estarão abertas a partir do dia 19/09/2008 de setembro, até o dia 05 de outubro de 2008. A inscrição será feita, neste período, exclusivamente por meio do email.

O Auditório Muniz Aragão, local do evento, tem a limitação de 100 lugares. O evento emitirá certificado de participação para aqueles que comparecerem a pelo menos dois dias de evento.

Para se inscrever, basta enviar um email para diversidadesexual@gmail.com com os seguintes dados:

1. Nome
2. Telefone
3. Email
4. Instituição/curso
5. Ocupação


PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia, "Educação e Cultura: novos olhares" será o tema para as discussões relativas às políticas de formação da sociedade brasileira em suas diversas instâncias. As perspectivas e os paradigmas culturais serão analisados segundo a visão de antropólogos, sociólogos, pedagogos, educadores, gestores públicos e outros especialistas, com a contribuição igualmente importante de membros do movimento social LGBT.

No segundo dia, "A identidade de gênero e orientação sexual dentro da Saúde Pública" versará sobre as políticas adotadas no campo da saúde e os estigmas e conceitos que referenciam tais diretrizes.

No terceiro dia, o tema "Políticas Públicas" domina a primeira parte do debate. A segunda parte é reservada ao que chamaremos por hora de "I Fórum de Política de Inclusão Sexual e Identidade de Gênero da UFRJ", com a tomada de decisões quanto ao funcionamento de uma estrutura de debates e orientações sobre este tema no âmbito da UFRJ.

MAIS INFORMAÇÕES
III Semana da Diversidade Sexual da Escola de Comunicação da UFRJ
Data: 06, 07 e 08 de outubro
Local: Fórum de Ciência e Cultura – campus da Praia Vermelha, UFRJ
Site: http://www.eco.ufrj.br/diversidade/


_______________________________________
www.consciencia.net

Nenhum comentário: