Centro Integrado de Apoio a Mulher entrará finalmente em funcionamento

O CIAM da Baixada Fluminense será inaugurado nesta sexta-feira, dia 11, em solenidade a partir das 11 horas. Do Portal SobreTudo.
Agência Consciência.Net; clique aqui


O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) da Baixada Fluminense foi inaugurado no final de 2006, pela então governadora Rosinha Matheus. Entretanto, permaneceu fechado desde então. No primeiro semestre de 2007, a ONG ComCausa acompanhou um caso de violência contra a mulher e, a partir deste episódio, tomou ciência da falta de equipamentos públicos na Baixada para o atendimento às vítimas desde tipo de violência.

A partir daí a ComCausa estabeleceu então relação com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Nova Iguaçu, que atende a cinco municípios, com o CEDIM (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher) e encaminhou ofícios às diversas autoridades do Estado relatando esta falta de estrutura, entre elas, o Centro Integrado de Apoio a Mulher – o CIAM Baixada –, que inclusive estava sendo depredado. Acionou também a imprensa, assim a situação do CIAM foi matéria no RJTV e o Jornal O Globo em meados do ano passado.

A finalidade da instituição era de ampliar o foco de uma ação de atendimento individual para uma questão de política pública, que requer integração entre a sociedade civil e o poder público.

Finalmente em funcionamento

Graças a uma parceria estabelecida entre o CEDIM e a Secretaria Municipal de Valorização da Vida e Prevenção da Violência de Nova Iguaçu (SEMUVV), finalmente o CIAM Baixada estará atendendo, a partir da próxima sexta-feira, dia 11, em solenidade a partir das 11 horas, os moradores da Região.

No evento de lançamento está sendo esperada a presença da Ministra Nilcéa Freire, do Governador Sérgio Cabral, entre outras autoridades.

Segundo a socióloga Lene de Olivera, da ComCausa "a abertura do CIAM é um grande avanço para podermos mudar a conjuntura de violência contra a mulher na região Baixada - que, segundo dados estatísticos, lideram o ranking no Estado. Todos os envolvidos estão de parabéns pela iniciativa única e inédita na região".

Informações à imprensa:
ComCausa: (21) 3045-6642 / 8664-7447
Site: www.comcausa.org.br/mulher


_______________________________________
www.consciencia.net

Nenhum comentário: