Licitação de cartas marcadas para o lixo carioca

Por Sérgio Ricardo

Alerta à imprensa e à sociedade: faltando 2 meses para deixar o governo, o Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, na calada da noite promove milionária licitação para o lixo da cidade. O fato é gravíssimo, já que o futuro prefeito, a ser eleito no próximo dia 26 de outubro, vai assumir literalmente "engessado" com uma empresa durante 5 anos, ou seja, todo mandato e ainda mais um ano. Curiosamente os bairros licitados são os que mais produzem lixo na cidade (portanto, tem mais volume).

Teme-se que esta medida favoreça empresa de transportes Júlio Simões Ltda, que já domina 80% dos contratos de Coleta da Prefeitura, e de carros e equipamentos alugados pela Prefeitura carioca, atuando no município em todo período da gestão de César Maia (16 anos!). Além disso, a empresa já possui 100% do destino final de lixo da cidade (aterros sanitários de Gramacho e Gericinó).

Esta medida vai colocar o futuro prefeito de joelhos perante a empresa, é mais uma vitória da máfia do lixo.

A Júlio Simões também detém o milionário contrato, feito sem licitação pelo governo do estado, de aluguel dos novos carros da Polícia Militar.

Apesar de 7 empresas terem apresentado propostas para esta licitação (Delta, Ouro Verde, Engetécnica, Viva Ambiental, Belém Ambiental, Vega e Julio Simões), já sabe-se antecipadamente a vencedora, como há 16 anos: o vencedor Julio Simões.

Concorrência da Comlurb números 02, 03 e 04. Objeto: Locação de veículos, equipamentos e limpeza urbana. Prazo: 60 meses (5 anos). Lote: 02 (Copacabana, Leblon, Botafogo); Lote: 03 (Tijuca, Vila Isabel); Lote: 04 (Campo Grande, Santa Cruz). O orçamento da COMLURB para o próximo ano é de mais de R$ 760 milhões.

A denúncia será encaminhada aos Ministérios Públicos federal e estadual.

Mais informações: Sérgio Ricardo (ambientalista) - Tel. (21) 9734-8088.

_______________________________________
www.consciencia.net

Nenhum comentário: