Brasília sediará a Teia 2008

Entre os dias 12 e 16 de novembro de 2008, Brasília será a sede do maior encontro da diversidade cultural brasileira. Com sua multiplicidade de cores e expressões, a TEIA montará suas tendas na capital do país, revelando a rica e intensa produção cultural de 800 pontos de cultura do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), que contempla todas as regiões do país.
Agência Consciência.Net; clique aqui


Já realizada na cidade de São Paulo, em 2006, e na capital mineira, Belo Horizonte, em 2007, a TEIA em sua terceira edição apresenta um importante diferencial: a organização do evento está a cargo da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPC), formada por representantes eleitos pelos próprios Pontos de Cultura.

Neste ano, o cenário do grande encontro da cultura brasileira ocorrerá no Complexo Cultural da República, estendendo-se por toda a Esplanada dos Ministérios, com programações inclusive em pontos históricos e simbólicos da cultura nacional, como o Teatro Nacional e o Espaço Cultural da Funarte. O tema “Iguais na diferença” celebra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O destaque desta edição vai para o segundo Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (FNPC), que reunirá representantes dos fóruns estaduais, das ações nacionais, além das áreas temáticas e redes que compõem o programa Cultura Viva.

Entre os principais objetivos do fórum está fortalecer o Sistema Nacional de Cultura, consolidar a TEIA como espaço político-cultural dos Pontos de Cultura, fomentar a construção de marcos legais que reconheçam a autonomia e o protagonismo cultural do povo brasileiro, além do debate em torno dos avanços e desafios na gestão compartilhada do programa Cultura Viva. Seminários, vivências e uma ampla agenda de apresentações artísticas, coordenadas pelos Pontos, também fazem parte da programação da TEIA 2008.

No dia 15 de novembro, está previsto um cortejo rumo à Praça dos Três Poderes para uma “re-proclamação da república através da cultura”. A manifestação resume o objetivo do programa: relações mais democráticas na construção de um país justo e solidário.

Informações completas sobre a TEIA 2008 podem ser acessadas pelo: http://ourproject.org/moin/TEIA_2008

_______________________________________
www.consciencia.net

Nenhum comentário: