Solidariedade ao Pe. Luiz Couto, em defesa da vida, e contra a punição atribuída pelo arcebispo da Paraíba

Nós, abaixo-assinados, vimos manifestar de público nossa indignação em relação a mais uma atitude agressiva da parte do Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, que decidiu abrupta e arbitrariamente suspender de Ordem ao Pe. Luiz Couto.

Punição publicada no mesmo dia em que vieram a público pelo jornal O Norte (João Pessoa, 25 de fevereiro de 2009) trechos de declarações suas, prestadas a outro veículo, que passamos a citar tal como vêm mencionados na Nota punitiva assinada pelo Arcebispo da Igreja Católica da Paraíba: "Padre, deputado e adversário do celibato, Luiz Couto afirma, entre outras coisas, que é contra a obrigatoriedade do celibato e a discriminação de homossexuais, além de ser favorável ao uso de preservativo.”

Custa-nos acreditar que, á altura do século XXI (e não do século XIV...), mais de quarenta anos da realização do Concílio Vaticano II, tais declarações possam servir de justificativa a um bispo, para suspender de Ordem um padre, muito menos um do tipo do Pe. Luiz Couto, cuja atuação vem sendo de serviço à causa da vida, razão por que, aliás, vem sendo ameaçado de morte por parte do crime de extermínio que tem feito várias vítimas, na Paraíba e em Pernambuco, das quais a mais recente foi o Advogado Manoel Mattos, testemunha na CPI do Crime de Extermínio, e das quais o próprio Pe. Luiz Couto vem sendo citado como o próximo alvo.

Atuação igualmente marcante na defesa de jovens e crianças pobres, alvo fácil da prostituição infantil, fortemente denunciada por recente CPI.

Num caso desses e semelhantes, que papel a sociedade civil e os próprios diocesanos da Diocese dirigida pelo citado arcebispo dele esperam? Que se faça solidário das vítimas e de quem as defende arriscando a vida. Ele mesmo, como pastor que deveria seguir o Evangelho, deveria sentir-se no dever pastoral de ser o primeiro a defender essas causas. Não é isso o que se tem visto da parte de Dom. Aldo Pagotto, que tem se comportado, não raro, como alguém a apresentar forte compulsão de aproximação dos poderosos, em proporção direta ao seu distanciamento da causa dos pobres.

No caso mais recente, qual foi a atitude de Dom Aldo Pagotto? Ao ler as declarações, mesmo não estando de acordo com as mesmas, teria ele tratado de contatar pessoalmente o Pe. Luiz Couto, para se inteirar de todo o contexto das declarações? Terá tido a iniciativa de reunir as instâncias colegiadas da Arquidioce, antes de tomar decisão tão grave? Dificilmente terá feito isso, a julgar pelo fato de que, no mesmo dia em que são publicados os trechos das declarações, decide tomar abruptamente tal decisão.

Em vez disso, com base no que ele interpretou das normas do Código Canônico, decide punir o Pe. Luiz Couto, inclusive pelo fato de ser contra “a discriminação de homossexuais”.

Diante disso,
- expressamos nossa solidariedade ao Pe. Luiz Couto, animando-o a prosseguir no seu caminho profético;

- exigimos do Governo Lula especial proteção a todos os militantes ameaçados por sua luta pelos Direitos Humanos, como é o caso do Pe. Luiz Couto,

- reivindicamos a imediata suspensão da descabida punição contra o Pe. Luiz Couto;

João Pessoa, 4 de março de 2009

Ana Vigarani, Antônio Alberto Pereira, João da Cruz Fragoso, José Hailton Bezerra Lira, Luciano de Souza Batista, Luciano de Souza Silva, Luiz Gonzaga Gonçalves, Romero Venâncio Júnior, Genaro Ieno, Alder Júlio Ferreira Calado, Rolando Lazarte, que postou esta mensagem às 21:23 hs.

3 comentários:

Anonymous disse...

O BISPO ESTÁ CERTÍSSIMO !!
NÃO PODEMOS MAIS TOLERAR ABUSOS DESSA NATUREZA NA IGREJA CATÓLICA.
É ABSOLUTAMENTE INSUSTENTÁVEL, A QUALQUER PRETEXTO, A DEFESA DO ABORTO.
SE QUER DEFENDER A MORTE (=ABORTO), DEVE O PADRE ASSUMIR NA INTEGRALIDADE SUA OPÇÃO PELO "PT", NÃO MAIS PERMANECENDO NA IGREJA, ONDE CAUSA MAIS MAL DO QUE BEM.

Anonymous disse...

Pedofilia, morte por AIDS, não são males a evitar? De que lado está o bispo?

~~Angel~~ disse...

É simplesmente ridículo que no Brasil se afaste do seu cargo como padre da ingreja católica o deputado Luiz Couto simplesmente por defender o uso de camisinha e o fim do preconceito contra os homossexuais. O padre Couto é um homem inteligente e culto e como tal não poderia pensar diferente. Conhecendo a realidade do Brasil, sabendo que no Brasil há mulheres (e muitas!) que ainda não completaram 30 anos e já tem 4-5 filhos pequenos para criar sem ter emprego, marido, sem ter o que dar de comer para eles, sabendo que no Brasil as DSTs estão se espalhando de forma assustadora, que homem inteligente e com um pouco de amor pelo próximo poderia não defender o uso de camisinha?

Além disso o padre Couto defende que as mulheres que passam por aborto recebam os cuidados médicos adequados. O padre Couto leva mais de 30 anos ao serviço da igreja e agora é afastado e proibido de realizar missas, casamentos e batizados simplesmente por defender os direitos humanos, ou seja, por ter suficiente amor no coração para compreender os problemas do próximo e entender que -pecadores aos olhos da igreja ou não- todos temos direitos.

Ao mesmo tempo, o vaticano da o cargo de bispo (um dos cargos mais altos da igreja) a Gerhard Wagner, o polémico padre que em 2005 disse que o furacão Katrina teria arrasado a cidade de New Orleans como "castigo divino" porque a cidade é conhecidamente gay friendly e tem um festival gay.

Ou seja, o vaticano está enviando a clara mensagem de que dentro da igreja católica se reconhece e enaltece a ignorância sobre o raciocínio lógico, se prêmia aquele que prega o odio e vingança de Deus e se castiga a quem apresenta um Deus venevolente e misericordioso. Sinto uma imensa VERGONHA de ter sido criada no seio de uma família católica e convido a todos os que alguma vez se sintiram parte desta instituição ou simplesmente se sintam indignados com o caminho que a igreja vem tomando a particpar dos protestos e ações de repúdio organizados no Brasil contra o afastamento do padre Luiz Couto, deputado federal.

Eu pergunto: o que fariam com Jesus, estes senhores-todo-poderosos da igreja católica se ele voltasse à terra? Me respondem as ações da própria igreja: o mesmo que fizeram quando ele veio da primeira vez, excluí-lo, caçá-lo, torturá-lo e matá-lo.