Debate sobre diploma de jornalismo na UFRJ

Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar no mês de outubro se deve ou não acabar com a obrigatoriedade de diploma para se exercer a profissão de Jornalista. Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e Sindicato dos Jornalistas do Rio debatem questão nesta quinta (11), às 10h, na Sala Vianninha da ECO, no campus da Praia Vermelha.
Agência Consciência.Net; clique aqui


O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar no mês de outubro se deve ou não acabar com a obrigatoriedade de diploma para se exercer a profissão de Jornalista. Hoje essa exigência leva estudantes de outras habilitações a reingressarem em Jornalismo para poder trabalhar numa redação de jornal.

Por que exigir diploma para jornalismo, se todas as demais profissões do campo da Comunicação estão liberadas e podem ser exercidas sem essa limitação? Se jornalistas podem exercer outras funções e profissões do campo da Comunicação sem problema, legalmente, por que as demais habilitações sofrem restrições e podem ser penalizadas, pela lei atual?

São muitas as questões em jogo, e esse debate interessa a todas as habilitações de Comunicação. Por isso, a ECO e o Sindicato dos Jornalistas convidam para o debate "Jornalismo em Pauta", no qual o tema abordado será a obrigatoriedade ou não do diploma de jornalista para o exercício da profissão.

Alguns setores da sociedade - como o Sindicato de Jornalistas - acreditam que o diploma deve ser obrigatório. Outros, como a Direção da ECO, defendem que não, que com as novas tecnologias o jornalismo deve ser encarado como uma atividade regulamentada como todas as outras: publicidade, radio e televisão, produção editorial, que não exigem diploma para serem exercidas.

Nem por isso os cursos de Publicidade, Televisão e Rádio, Cinema, Produção Editorial, etc. deixaram de ser procurados por milhares de jovens e a formação universitária também nunca foi tão valorizada, mesmo sem a exigência de diploma

O Fórum da Mídia Livre também colocou o debate em pauta. Pois os produtores de mídia, blogueiros, jornalistas-cidadãos que exercem essa profissão nas novas mídias são criminalizados com a exigência do diploma que os impede de trabalhar profissionalmente.

A realização desse debate será interessante para que os alunos de comunicação ouçam argumentos a favor e os contra a obrigatoriedade ou não do diploma e possam, assim, tirar suas próprias conclusões.

Debatedoras:
  • Suzana Blass (Sindicato dos Jornalistas/RJ)
  • Ivana Bentes (Diretora da ECO/UFRJ e Professora da Graduação e Pós da ECO)
  • Mediadora: Ana Paula Goulart (Coordenadora do Curso de Jornalismo - ECO/UFRJ)

Dia: 11 de setembro (quinta-feira)
Local: Sala Oduvaldo Vianna Filho (Vianninha) - ECO
Horário: 10h às 12h


_______________________________________
www.consciencia.net

Nenhum comentário: